Estas três simples questões podem levar-nos a muitas respostas e a uma longa discussão sobre os métodos de ensino atuais.
Quase certamente, que parte das nossas respostas, passariam por “deveriam explorar mais o ar livre, porque as crianças aprendem melhor quando estão em contacto com a natureza”, “o dia escolar deveria ser o mais parecido possível com a vida real”, “deveriam trabalhar juntos e aprender com situações da vida real”, “os livros deveriam ser mais divertidos e escritos sob várias perspetivas”, “deveriam aprender a brincar, porque as crianças aprendem melhor quando brincam e usando materiais práticos que ajudam a vivenciar a vida”.
Por isso, partilhamos, muito provavelmente, da opinião que o método de ensino normalizado atual não está alinhado com a evolução social sofrida nas últimas décadas e que a vida intelectual das crianças não pode ser apenas alcançada pelo exercício da sua mente como se fossem meras máquinas de memória.
Foi por pensarmos tudo isto e por sentirmos que as crianças são o melhor e o futuro do Mundo, que criámos a SKOOL – Associação Sobre Crianças Orientadas em Open Learning, onde as crianças brincam, mas aprendem.
As Crianças são pessoas
As Crianças adoram aprender
Aprender exige um ambiente adequado
A experiência e a expressão são essenciais para a aprendizagem
A aprendizagem acontece quando há envolvimento ativo