Projeto SKOOL
A Skool é uma Associação para crianças em OpenLearning, que nasceu da procura de alguns pais da escola perfeita! As crianças, com idades entre os 6 e 10 anos, podem encontrar aqui um espaço de trabalho e lazer.
skool, escola, ensino doméstico mafra, ensino doméstico ericeira, escola ericeira, associação skool ericeira
14093
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-14093,bridge-core-3.0.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-28.8,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,qode-wpml-enabled,wpb-js-composer js-comp-ver-6.9.0,vc_responsive
 

Projeto SKOOL

Na SKOOL, estamos convictos que as crianças não precisam de quantidade de informação, mas sim de Qualidade. Ao contrário do que muitos possam pensar, as crianças não são adultos incompletos, elas são completas, repletas e interna e externamente com possibilidades infinitas. As crianças tornam-se adultos, e para isso precisam apenas de ser orientadas, receberem informação adequada e oportunidades.
Para nós a Educação é muito mais que acumular conhecimento. A maturidade e a sabedoria requerem reflexão sobre as ideias, por isso, na SKOOL tratamos as crianças como seres ativos e não como sujeitos passivos ao conhecimento e instrução do professor.
Privilegiamos um método de ensino mais natural, que respeita mais o tempo da criança e contribui para a sua formação completa.
Ao tratar os seus filhos como pessoas significa que orientamos as crianças para perceberem o que são hábitos de autodisciplina, através de um rotina diária, concentração, autocontrolo, honestidade, cooperação e altruísmo. Significa também inspiramos as crianças a aprender, respeitando sua personalidade, ao mesmo tempo que ganham autonomia e liberdade para decidir onde e como estudarem e evoluírem de acordo com o seu estado de conhecimento.
Em termos legais, a SKOOL integra-se no regime de Ensino Doméstico.

Quais as vantagens do método educativo aplicado na SKOOL face ao método de ensino tradicional e a outros?

Diferenciamo-nos porque o método de aprendizagem em open learning da SKOOL, foca-se nas crianças e nas suas capacidades, incentivando-as, recorrendo ao seu envolvimento em lições curtas, com a tecnologia, os recursos locais e o meio ambiente, deixando-as crescer.

Maior diversidade e menor repetição

Respeitando as metas curriculares, apostamos numa maior diversidade do conhecimento em detrimento de uma repetição tão exaustiva, mas com foco na sistematização e memorização dos conteúdos.

Prioridade à proximidade e às relações humanas

Somos entusiastas da humanidade, respeito, abertura, afecto e do trabalho da interatividade entre crianças e a comunidade local, pois só assim podemos, também, contribuir para criar melhores cidadãos.

Reconhecimento do papel da criança na aprendizagem

Entendemos que a criança é ativa na sua própria aprendizagem e, para tal, deve participar na escolha de materiais, métodos e ritmos de aprendizagem. Privilegiamos um processo de ensino-aprendizagem menos centrado no tutor e mais centrado nas crianças, de modo a que perceba que o seu contributo é importante. Por esta razão o papel do tutor é de orientador.

Manipulação dos materiais educacionais

Apostamos na diversidade dos materiais e na sua manipulação, incentivando muitas das vezes o uso de materiais produzidos pelas próprias crianças, estimulando a sua exploração e aumentando a sua aprendizagem.

Diagnóstico de aprendizagem

Desenvolvemos um sistema de avaliação mais Qualitativo, que quantitativo, que através de uma avaliação diagnóstica do conhecimento das crianças, permite apoiá-las ao longo do processo de aprendizagem e não apenas no final da avaliação formal. Deste modo, obtemos informação individual das crianças, com enfoque para os aspetos emocionais e de desenvolvimento físico.

Acompanhamento e extensão na aprendizagem

Aplicamos um programa de atividades extras curriculares, mas sempre com prévio diagnóstico da aprendizagem das crianças e da forma como a atividade as impactará, levando a cabo um acompanhamento individual sempre que necessário.

Brincar sim, mas aprendendo

O espaço das crianças, os seus momentos e felicidade não podem ser apenas reconhecidos pelo espaço de brincadeira, mas também pela manifestação da aprendizagem, para tal apostamos em dinâmicas que permitam a sistematização e memorização dos conteúdos.

Na SKOOL vamos ao encontro às principais tendências de ensino, onde o incentivo à participação dos alunos é o principal objetivo, o que passa por vários aspetos.

Pela flexibilização do currículo escolar

O que significa abrir espaço para trabalhar os temas emergentes da sociedade, entre eles, os direitos humanos, a igualdade social, a sustentabilidade, as questões de género e a tecnologia, mas também a possibilidade do ensino ser adaptado às características individuais, como forma de responder às necessidades específicas de cada aluno.

Pelo uso coerente da tecnologia

Aplicamos um programa de atividades extras curriculares, mas sempre com prévio diagnóstico da aprendizagem das crianças e da forma como a atividade as impactará, levando a cabo um acompanhamento individual sempre que necessário.

Pelo incentivo à solidariedade

Para que as crianças percebam o contexto em que estão inseridas. O papel das escolas é o de desenvolver metodologias de ensino que contribuam para a formação ética e social das crianças, capacitando-as para saber conviver em harmonia e tolerância.

Pela ampliação do espaço escolar

Transpondo as barreiras da sala de aula. A aprendizagem pode ocorrer em espaços convencionais, mas também em lugares não convencionais, como pátios, corredores, jardins, espaço desportivo, salas de cinema e laboratórios. Um ambiente de ensino mais dinâmico favorece atividades em grupo e debate.

Pelo exercício de diálogo e de escuta

Para que aprendam a expressar-se e para que percebam a necessidade de escutar diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto, para estimular a refletirem sobre um tema.

Pelo aproveitamento do potencial de cada criança

Através de um olhar sensível para as suas capacidades e para a criação de metodologias que canalizem essas mesmas capacidades para torná-los melhores e mais seguros do seu potencial.

Pelo empreendedorismo

O que significa desenvolver habilidades como criatividade, autonomia, responsabilidade, além da capacidade de resolver problemas e de inovar.

Também és uma mãe ou um pai à procura da opção educativa perfeita para os teus filhos? Contacta-nos!